11 de abr. de 2013

O Novo Editor do Blogger

Hey, angels :) What's up?

Vocês já devem ter notado que o blogger mudou o editor de HTML. Uma leitora pediu para que eu explicasse mais ou menos como ele funciona, então decidi fazer umas pesquisas. O Kawaii World foi um dos primeiros resultados que consegui e me encorajou bastante para fuxicar nesse tal novo editor. Então, dês do início, agradeço as dicas que foram postadas nele.

A Estrutura
Pro pessoal que tem tumblr, já está familiar, certo? As linhas do HTML são numeradas e as cores dos trechos são diferentes também. Mas é só pra ajudar, ok?

As tags
Essa parte é bem simples, acreditem ou não. 
Existem dois motivos para você não encontrar a tag que determinado tutorial pede. O primeiro é o seguinte: nas linhas numeradas, existem algumas setinhas pretas (cliquem no print abaixo para visualizá-las)


Essas setinhas servem para expansão, ou seja... É só ir clicando nelas que os códigos "sumidos" vão aparecer.

Não apareceu ainda? É o Ctrl +F.
O Ctrl + F não é mais o mesmo também. Se não conseguiu encontrar o que queria, faça o seguinte: leve o mouse até o seu HTML e clique só uma vez, nada especial. Só um clique comum. Agora a caixinha de busca vai aparecer no canto do editor de HTML:


Pronto, procure sua tag.

Referências futuras
Fiz um teste nos meus blogs e, obviamente, as tags não se localizam no mesmo lugar. Nem mesmo o HTML tem o mesmo número de linhas, como já poderiam imaginar. Então, achei inútil dizer em qual área localiza-se tal tag.
Mas vi uma dica muito legal no KW e queria compartilhar com vocês: tente anotar o número da linha em que colocou determinado código e onde ele terminou. Ficará mais fácil de achá-lo para corrigir qualquer problema que tiver.

Aonde salvo?


Aonde visualizo antes de salvar?
No botão destacado em vermelho:


Observação: uma nova janela com uma preview do seu layout não irá se abrir. Irá aparecer na mesma página.

Não se sente confiante o bastante para se "aventurar"? 
Tudo bem, tudo bem. Caso alguém já tenha preparado o próprio layout e não saiba como colocá-lo nesse novo editor, é a coisa mais simples e rápida.
Vá em Modelo e clique no botão abaixo:


Na janela que se abrir, selecione o botão laranja:


Um arquivo em um formato diferente será levado para o seu computador. Não mexa nele. Vá no seu blog e faça a mesma coisa: Modelo > Fazer backup/Restaurar (print do botão logo acima). Agora é que fica diferente: não escolha o laranja e sim o destacado de vermelho abaixo:


Escolha o arquivo que veio para o seu computador no tal formato diferente e faça o upload. Pronto, agora é só fazer as personalizações normais nos gadgets em Layout.

Informações Adicionais
Estava procurando mais resultados sobre esse novo editor e descobri que vários tutoriais serão feitos diretamente em gadgets e não no HTML. Não sei se é só um boato, mas pode ajudar.

Essas são as informações que tenho.
Espero que tenham gostado.
Beijos,

Mrs. Nightshade.

10 comentários:

  1. Legal o tutorial, mas e quando for pra marcar a caixnha "Expandir modelos de widgets"?

    ResponderExcluir
  2. :( Odiei essa nova mudança do blogger, quando do Ctrl+F a minha barrinha de busca aparece normalmente mas ela ta uma bosta porque não consigo achar nenhum código, abri todas as setinhas para abrir todos os códigos escondidos e mesmo assim não encontrei o código que procurava... E o pior é que quando clico no html não aparece essa caixinha de busca no canto do editor do meu html. E sabe o mais engraçado? Que se eu vou no meu blog e clico com o botão direito do mouse em exibir código fonte da página e la aparece meu html e tal, tal, tal... E eu pesquiso por esse mesmo código eu encontro ele sem problema algum... Aff... Em vez do blogger melhorar ele só piorou. Por favor me ajuda? Seguindo aqui, adorei o seu cantinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor voltei aqui só pra avisar que agora eu descobri porque eu não estava aparecendo a caixinha de busca aqui, sabe porque? Porque no seu post você disse que era só dar um clique no html que a caixinha já aparecia, mais não é verdade tem que clicar no html e depois ai sim dar Ctrl+F, vc também viu não explica direito kkkkkkkkk. Mesmo assim obrigado pelo tutorial finalmente consegui me dar bem com o novo editor do blogger, agora aprendi como ele funciona. :) Valeu.

      Excluir
    2. Ah só mais uma coisinha: achei o código que eu tanta estava procurando. Beijos.

      Excluir
  3. Muito obrigada Laura, me ajudou bastante :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de pedir um favor. Não tenho experiencia no blogger e queria muito fazer meus proprios Lay mais não sei. Poderia postar uma lista de tutoriais com coisas que mais se usa num lay simples? Fico agradecida!
    Beijoos
    -Tayy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz isso ^.^

      tutoriais-mrs-nightshade.blogspot.com.br/2013/03/criando-um-layout-basico-eou-rocker.html

      Excluir
  5. Laura, pode colocar o código para elite de afiliados e imagens para a elite de maquiagens, tamanho 280 de largura e altura tu escolhe, mas não muito grande, para não ficar com um gadget muito grande. Obrigada !

    Beijos
    mostruariodabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso fazer as imagens, mas como assim colocar o código? o.O É só pegar um com efeito ou sem e por a URL nele :3

      Excluir